quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bromelias Otimas Para Dentro e Fora de Casa.


São quase exclusivamente originárias das Américas, principalmente das florestas tropicais, com apenas um gênero originário da costa da África Ocidental. São aproximadamente 1.400 espécies em 57 gêneros. O gênero Ananas é muito cultivado na América do Sul para se produzir a fruta abacaxi. O gênero Bromelia é cultivado em todo mundo para o paisagismo de jardins.



As bromélias não são parasitas como muitas pessoas pensam. Na natureza, aparecem como epífitas (simplesmente apoiando-se em outro vegetal para obter mais luz e mais ventilação), terrestres ou rupícolas (espécies que crescem sobre as pedras) e compõem uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo, pois apresentam uma impressionante resistência para sobreviver e apresentam infinitas e curiosas variedades de formas e combinações de cores. As bromélias estão divididas em grupos chamados gêneros - que hoje são mais de 50. A maioria das espécies de um mesmo gênero tem características e exigências iguais. Gêneros diferentes requerem diferentes variações de luminosidade, rega e substrato.


Bromelias Epífitas

Estas bromelias são encontradas nas arvores na natureza. Elas podem ser cultivadas fasiumente em vasos porem devem ser plantadas com um subistrato que tenha uma boa drenagem como por exmplo casca de pinos.


Este tipo de Bromelia é otima para decorar ambientes internos devido suas flores com cores chamativas como amarelo e vermelho.


As Bromelias épifitas devem ser cultivadas em lugares com luz indireta (sem pegar sol em suas folhas). O melhor adubo para este tipo de bromelia é um adubo organico com o bokachi.




Bromelias Terrestres e Rupiculos


Estas bromelias são muito utilizadas no paisagismo, pois elas suportam ficar no sol pleno.


As bromelias terrestres são de fasil cultuvo, podem ser plantadas direto no jardim.


Elas jeralmente tem as folhas coloridas com amarelo, vermelho, diferentes dos de verde entre outras cores, posuem em sua maioria espinhos nas folhas.




As bromelias em geral floresem uma vez por ano e para que isso ocora elas devem sempre estar com água em seus calises.


Uma otima dica para evirar a proliferação de insetos como a denge em suas bromelias é encher seus calises com água misturada com água sanitaria (um litro de água para um colher de sopa de água sanitaria).


Continue lendo >>